Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura carioca contestou, por meio de nota, o boletim divulgado hoje (26) em Genebra, pela Relatora Especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik. O documento alerta o governo sobre casos de violações dos direitos humanos na remoção de comunidades em função das obras para a Copa de 2014 e, no caso do Rio de Janeiro, também para as Olimpíadas de 2016.

A prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, explicou que as desapropriações, quando necessárias, seguem os trâmites legais, ressaltando o respeito aos direitos da população. Os imóveis localizados em áreas públicas ou de risco foram indenizados. Muitas famílias foram inscritas no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

'Para construir a Transcarioca, por exemplo, o município vai desapropriar 3.630 imóveis, total ou parcialmente. O decreto que determina a desapropriação foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 14 de dezembro de 2009. Os proprietários já foram informados - por lei, essa notificação só pode ser feita após a publicação do decreto, para evitar especulação imobiliária', diz a nota. A Transcarioca é um sistema de transporte público metropolitano de bus rapid transit (corredor exclusivo para ônibus) da cidade do Rio de Janeiro, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim, na Ilha do Governador.

A prefeitura esclareceu que no caso de desapropriação, os valores pagos aos proprietários dos imóveis é calculado com base no valor de mercado. Quando a desapropriação se refere a edifícios ou vilas, cada proprietário recebe o valor proporcional à sua respectiva fração.

Entre as desapropriações já feitas, 37 famílias na área da Transcarioca ganharam casas do programa Minha Casa, Minha Vida e 27 famílias estão recebendo aluguel social. Na Transoeste, via expressa para o transporte coletivo da capital fluminense que ligará a Barra da Tijuca à zona oeste, 99 famílias de quatro comunidades (Amoedo, Vila Harmonia, Restinga e Vila Recreio) também foram contempladas com moradias do Minha Casa, Minha Vida. Maiss 268 famílias de oito comunidades (Vila Harmonia, Amoedo, Nova Amoedo 1, Nova Amoedo 2, Nova Amoedo 3, Restinga, Vila Recreio 2 e Vila Recreio 3) foram indenizadas, informou a prefeitura.

Edição: Aécio Amado

Agência Brasil - Todos os direitos reservados

 

        está é uma das matérias  sob  as remoçoes!
     

Servidora da Urbanismo ganha prêmio Carlos Chagas
O primeiro lugar do Prêmio Carlos Chagas, promovido pela Secretaria Municipal de Administração foi entregue à funcionária Sonia de Oliveira Miranda. Lotada na Coordenadoria Geral de Regulamentação Urbanística há cinco anos, a agente administrativo formada em Assistência Social, é admiradora de pesquisas. Esta habilidade e o valor do prêmio oferecido foram estímulo para que a servidora abrisse mão de aproveitar suas férias para se dedicar as pesquisas, no arquivo digital da Fiocruz, onde encontrou informações para compor o texto de "Como a história de Carlos Chagas contribui para a Saúde Pública".

Na monografia de cerca de 40 páginas que lhe rendeu o prêmio, Sonia Miranda faz uma correlação histórica dos acontecimentos contemporâneos à vida do médico, sanitarista e pesquisador Carlos Chagas.

Os R$ 7 mil serão bem utilizados. Sonia Miranda vai aproveitar a grana extra para custear as obras de ampliação de sua casa em Bangu, na zona oeste do Rio.

 

 


Seminário da SMU atrai Secretarias para otimizar da demolição à cobrança
A Secretaria de Urbanismo realizou no último dia 2 de junho o Seminário “Padronização de atos e procedimento desde as ações preliminares de demolição até a cobrança”.

As palestras abordaram os temas Parcelamento e Edificações, Áreas de Especial Interesse Social, Segurança Estrutural, Ação Ambiental, Execução da Demolição e Normas e Procedimentos Jurídicos, além dos debates. O Seminário foi apresentado no auditório do CASS pelos Secretários e técnicos do Urbanismo, Ordem Pública, Obras, Meio Ambiente e Procuradoria. O grande objetivo desse encontro foi ajustar as ações e procedimentos entre todos os órgãos envolvidos nos processos de intervenção urbana da Prefeitura do Rio.

 


Prefeitura lança livro Pouso – A Consolidação de Novos Bairros
A Prefeitura do Rio/Secretaria Municipal de Urbanismo lançou no último dia 16 de maio, no Centro de Arquitetura e Urbanismo, o livro Pouso – Consolidação de novos bairros.

A obra traz uma panorâmica do trabalho realizado através do Projeto POUSO – Posto de Orientação Urbanística e Social, que tem como objetivo promover a real integração destas comunidades à cidade. O reconhecimento da importância do

 


Prefeitura de Buenos Aires adota programa do POUSO
Em breve, com a parceria da Prefeitura do Rio, o programa dos POUSOS – Postos de Orientação Urbanística e Social - coordenado pela SMU, também irá regularizar urbanisticamente e garantir a sustentabilidade da intervenção em comunidades de baixa renda de Buenos Aires. Desde o planejamento e licenciamento das edificações até a assistência técnica para orientar as obras.

Além da Argentina, a Colômbia também aprovou o programa em 2005, ao premiar o POUSO com o troféu Medellín de Melhores Práticas.

O trabalho dos POUSOS foi apresentado pela Coordenadora Geral de Orientação e Regularização Urbanística e responsável pelo programa, a arquiteta Tânia Lima d’Albuquerque Castro, que também visitou as “Vilas Misérias”, favelas da capital portenha que estão passando por intervenção.

 


Educação urbana em homenagem ao ano da França no Brasil
Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Secretaria de Urbanismo, através do arquiteto e urbanista Pedro Lessa, participou do Projeto “A Rua é nossa...e de todos nós!”, realizado pelo IVM –Institut pour la ville en mouvement (Instituto pela Cidade em Movimento).

O projeto incluiu passeios guiados pelas ruas do Centro do Rio que aconteceram nos dias 6 e 20 de maio e 3 e 10 de junho, promovendo uma verdadeira aula de educação urbana. Todos os passeios sairam do Centro Cultural da Justiça Federal.

Cadastre-se aqui para receber notícias e notas sobre assuntos relacionados à Secretaria de Urbanismo.
Nome:
E-mail
Órgão ou empresa:


Título:
Data:
/ / dd/mm/aaaa
Palavra chave:

     


Copyright © 2006 Secretaria Municipal de Urbanismo
Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova CEP: 20211-110